Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna do Rádio

Contenido Original en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Equipe

Fale Conosco

História Pampeana

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial














































Coluna do Rádio •
Opinião falada sem meias palavras •
Programa Periscópio da Mídia – 5ª 24 de março de 2011 – Unisinos FM


No esporte ou na política, o rádio pode ser a voz dos que não têm voz. Crédito: programa esportivo da rádio de Giruá

 Programa Periscópio da Mídia – 5ª 24 de março de 2011 – Unisinos FM

O Grupo de Pesquisa Cepos, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, apresenta toda quinta-feira às 20h na Rádio Unisinos FM 103.3 e no site www.unisinos.br/radio, o “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça para baixo”. O programa reprisa aos domingos, a partir das 21 horas. No ar há quase um ano, o programa conta com a análise de fatos referentes à produção midiática e também é distribuído para ser baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres.

CLIQUE NESTE HIPERLINK PARA BAIXAR E OUVIR O PROGRAMA

Conduzido pelos jornalistas e membros do grupo de pesquisa Cepos Anderson Santos, Bruno Lima Rocha e Eduardo Menezes, mais Cláudio Cunha Santos na técnica, chegou na última quinta-feira à sua terceira edição de 2011 tendo como pauta três temas que isolados poderiam constituir toda a uma hora de duração do programa: a visita de Barack Obama ao Brasil, as negociações dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e o registro de dois jornalistas pela Folha de São Paulo como assessores administrativos.

Na primeira pauta, discussões sobre como a mídia tratou a vinda do presidente dos Estados Unidos Barack Obama à América Latina, não deixando de frisar as relações socioeconômicas envolvidas nesta simples visita, disfarçada aqui no Brasil de veneração a um pop-star.

No bloco seguinte, informações e comentários sobre as notícias referentes à verdadeira guerra patrocinada pela Rede Globo, com apoio da CBF e de alguns clubes, contra o processo de licitação para a transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol no triênio 2012-2014, patrocinado pelo Clube dos 13, sob vigilância do CADE e do Ministério Público. Além disso, pegamos este exemplo para demonstrar que o futebol é mais que um mero jogo, tornou-se uma mercadoria valiosa para o capital nas indústrias culturais.

Por fim, há as discussões referentes a uma notícia publicada no site Comunique-se sobre o registro de dois jornalistas enquanto assessores administrativos na Folha de São Paulo, que não deu informações sobre o assunto. Os comentários procuraram observar este fato num contexto maior, o de precariedade do trabalhador cultural, existente antes mesmo até que decisões judiciais recentes sobre a profissão de jornalista, vide a facilidade maior em se arranjar um estágio que um emprego na área.


APOIO AO PROGRAMA

O Periscópio da Mídia - a indústria da comunicação social de cabeça para baixo é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos), que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS (Unisinos), e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos.
As entidades que apóiam esta iniciativa são a Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS - apoio este conseguido através da aprovação em editais concorrenciais das entidades, resultado da elaboração de projetos.

Para se comunicar com a equipe do programa, enviando sugestões de pautas e formatos, críticas e reclamações, é só enviar um e-mail para: periscopiodamidia@gmail.com./ Mande a sua sugestão de pauta e nos ajude na construção do programa.

Texto de divulgação de Anderson Santos

CLIQUE NESTE HIPERLINK PARA BAIXAR E OUVIR O PROGRAMA





« voltar





Prévia do panorama eleitoral ndo segundo turno
2014-10-23 22:24:19

A polarização dos eleitores no segundo turno das eleições presidenciais
2014-10-16 23:26:22

As eleições para além do voto e da urna
2014-10-09 22:52:14

A falta de debate eleitoral sobre a reforma agrária no Brasil
2014-09-27 18:22:51

Descolamento do processo eleitoral em relação ao processo político
2014-09-04 20:38:28

A desinformação dos brasileiros a respeito do processo político
2014-08-28 13:53:57

A prisão de 21 pessoas realizada por policiais civis no Rio de Janeiro
2014-07-18 16:49:57

As manifestações populares durante a Copa do Mundo
2014-06-26 23:11:05

A pesar de la pasión futbolera los brasileros rechazan a la FIFA
2014-06-23 11:46:39

Análise crítica do futebol brasileiro como produção cultural
2014-06-12 14:22:12