Estratégia & Análise
ISSN 0033-1983
Principal

Artigos

Clássicos da Política Latino-Americana

Coluna Além das Quatro Linhas

Coluna do Rádio

Contenido Original en Castellano

Contos de ringues e punhos

Democracy Now! em Português

Democratização da Comunicação

Equipe

Fale Conosco

História Pampeana

NIEG

Original Content in English

Pensamento Libertário

Publicações

Sugestão de Sites

Teoria



Apoiar este Portal

Apoyar este Portal

Support this Website



Site Anterior




Creative Commons License



Busca



RSS

RSS in English

RSS en Castellano

FeedBurner

Receber as atualizações do Estratégia & Análise na sua caixa de correio

Adicionar aos Favoritos

Página Inicial














































Coluna do Rádio •
Opinião falada sem meias palavras •
Programa Periscópio da Mídia 29 de setembro de 2011


Comissão de Verdade aprovada para analisar 46 anos com apenas 14 servidores; 10 anos para uma cobertura parecida do 11/09; Kajuru, um dos maiores inimigos dos cartolas de plantão, filiou-se ao PPS; e ANATEL apreendendo de forma irregular. Fim dos tempos?

Ouça e baixe o programa aqui.

Anderson Santos

O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça para baixo”, programa da Rádio Unisinos 103.3 FM, foi ao ar nesta quinta-feira (29) com uma pauta sobre as seguintes “meias verdades”: Comissão para verificar os crimes da ditadura no Brasil; a rasa cobertura dos dez anos dos atentados terroristas nos Estados Unidos; a semana em que o jornalista Jorge Kajuru desistiu de pagar por entrevista e se filiou a partido; e, por fim, apreensões da Anatel em rádios livres/comunitárias.

De início, os jornalistas Bruno Lima Rocha, Anderson Santos, Eduardo Menezes e o estudante de Jornalismo Dijair Brilhantes, voltaram a comentar a aprovação da Comissão da Verdade, com direito a áudio de irmão de companheiro de Lamarca. Como acreditar numa Comissão que com apenas 14 funcionários pretende investigar 46 anos (1946-1988)? Quais os critérios para participar desta Comissão?

Em seguida, mesmo que só no final do mês em que se completam 10 anos dos atentados terroristas nos Estados Unidos, discutiu-se a participação dos jornalistas naquele momento e como a grande mídia brasileira segue os ditames ideológicos estadunidenses. Por que seria diferente com alguma?

O segundo bloco não só traz de volta Jorge Kajuru, envolto a assuntos diferentes que o normal, como tem um convidado para participar do programa, o publicitário e doutorando da Unisinos Michael Kerr. Na mesma semana que estreou um programa de entrevistas, Kajuru nega mostrar entrevista com o ex-goleiro Bruno, preso por assassinato, após confirmar pagamento de R$ 150 mil por ela. Além disso, fecha a pauta com o anúncio de seu ingresso no PPS. Mais um?

Para finalizar, atuações irregulares da ANATEL no Rio de Janeiro e no Piauí. Agentes à paisana “roubaram” os equipamentos da Rádio Pulga na UFRJ, Largo São Francisco, sem autorização judicial e sem qualquer flagrante, já que a emissora não estava no ar. No Piauí, a Rádio Verona foi fechada, causando o ataque cardíaco que vitimou a radialista e líder comunitária Esmeralda Fernandes.

Caso o ouvinte queira nos ajudar a responder às questões aqui colocadas e a construir o próximo programa, entre em contato através do Twitter (@PeriscopioRadio) ou por e-mail (periscopiodamidia@gmail.com).

PROGRAMA

O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa Cepos, que está vinculado ao PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos. A Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS são as entidades que apoiam este projeto - após aprovação em editais.

O programa é transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3 e pelo site www.unisinos.br/radio todas as quintas-feiras às 20h, com retransmissão às 21h do domingo.

O Periscópio também é distribuído por e-mail para ser ouvido e baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres de todo o Brasil. A RádioCom, emissora comunitária de Pelotas, retransmite o programa todo domingo, a partir das 16h30, que pode ser ouvido em http://www.radiocom.org.br/.





« voltar





Descolamento do processo eleitoral em relação ao processo político
2014-09-04 20:38:28

A desinformação dos brasileiros a respeito do processo político
2014-08-28 13:53:57

A prisão de 21 pessoas realizada por policiais civis no Rio de Janeiro
2014-07-18 16:49:57

As manifestações populares durante a Copa do Mundo
2014-06-26 23:11:05

A pesar de la pasión futbolera los brasileros rechazan a la FIFA
2014-06-23 11:46:39

Análise crítica do futebol brasileiro como produção cultural
2014-06-12 14:22:12

A Proposta de Emenda Constitucional de número 215
2014-06-05 19:57:05

A greve dos rodoviários no Rio de Janeiro e em São Paulo
2014-05-23 22:17:06

Os trinta dias restantes antes da Copa do Mundo e a lacuna democrática para a realização deste evento
2014-05-15 21:55:08

As eleições na Colômbia, a política da FARC no país, a libertação de presos na Venezuela e a modificação de milicianos em policiais no México
2014-05-13 00:26:59